Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Achetaria caparaoense (Brade) V.C.Souza CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Achetaria caparaoense é uma espécie com registros somente no Parque Nacional do Caparaó, nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Desenvolve-se como terrícola ou rupícola em Campos de Altitude. Tem distribuição restrita com AOO menor que 10 km². O Parque Nacional do Caparaó enfrenta como ameaças constantes queimadas ilegais intensas e o avanço de plantações de cana-de-açúcar e pastagens. Devido ao fato de haver somente dois pontos de ocorrência muito próximos, considera-se que a espécie esteja sujeita a apenas uma situação de ameaça. Diante do exposto, A. caparaoense está "Criticamente em perigo" (CR). Por suas coletas serem antigas, sugere-se maior esforço de coleta e estudos populacionais, que poderão levá-la a uma nova avaliação futuramente.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Matourea caparaoensis (Brade) Colletta & V.C.Souza;

Família: Plantaginaceae

Sinônimos:

  • > Achetaria caparaoense ;
  • > Otacanthus caparaoensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Arquiv. Serv. Florest. 2(1): 18. 1943. Facilmente reconhecida por apresentar indumento viloso e internós curtos, características aparentemente relacionadas com seu habitat (Souza; Giulietti, 2009).

Distribuição

Ocorre nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Souza, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas ou subarbustos, eretos a prostrados, de 20-30 cm de altura, terrícolas ou rupícolas(Souza, 2012; Souza; Giulietti, 2009).

Ameaças

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes Em setembro de 2001 foram detectados 485 focos de incêncios no Parque Nacional do Caparaó e 10 municípios adjacentes, destruindo a floresta nativa e áreas de pastagem. Em 2000 a área de queimadas aumentou 40% em relação ao ano anterior. Mesmo assim na região aumentaram tanto o número de licenças para plantação de cana-de-açúcar e pastagem, como do número de multas por queimadas ilegais (CEPF, 2001).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Observações: Ocorre em unidade de conservação: Parque Nacional do Caparaó, nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais (Souza; Giulietti, 2009).

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Espécie considerada "Em Perigo" (EN) pela Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- SOUZA, V.C. Achetaria caparaoense in Plantaginaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil., Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB102265>.

- CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND - CEPF. Mata atlântica hotspot de biodiversidade., p.29, 2001.

- SOUZA, V.C.; GIULIETTI, A.M. Levantamento das espécies de Scrophulariaceae sensu lato nativas do Brasil., Pesquisas Botânica, São Leopoldo, n.60, p.7-288, 2009.

Como citar

CNCFlora. Achetaria caparaoense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Achetaria caparaoense>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/09/2012 - 18:31:14